Alface ou árvore? Saiba como evitar que o pé cresça demais e as folhas fiquem amargas

Isso pode acontecer quando a semente plantada tem baixa tolerância ao calor, o que faz com que o cultivo fique alto e emita o pendão floral (que deixa parecido com uma árvore).

0
97

Já tentou plantar alface, mas ela não ficou como aquela que você compra no supermercado e ainda adquiriu um gosto amargo? Foi o que aconteceu com a Márcia, de Minas Gerais. O pé que ela cultiva cresceu como uma pequena árvore. Veja na foto mais abaixo.

Isso pode acontecer quando a semente plantada tem baixa tolerância ao calor, o que faz com que o cultivo fique alto e emita o pendão floral (que deixa a alface parecida com uma árvore), explica Fábio Suinaga, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na unidade Hortaliças.

Como evitar?

A alface é originária da região do Mar Mediterrâneo, que tem o clima mais ameno que o do Brasil, país tropical.

As altas temperaturas brasileiras fazem com que o ciclo vegetativo da planta se encurte e entre mais cedo reprodutiva. É uma estratégia de defesa dela: a alface floresce e produz sementes, para deixar descendentes para a próxima geração.

O clima ideal para este cultivo é de até 25°C. Em regiões em que esta temperatura é ultrapassada, a planta fica estressada. Nesses casos, é importante escolher variedades resistentes ao calor, como a BRS Mediterrâneo e a BRS Leila, desenvolvidas pela Embrapa.

Outra dica para o cultivo em regiões mais quentes é colher com um ciclo menor. No Norte e no Nordeste do Brasil, o ideal é 10 dias, já no Sul e no Sudeste, 25 dias.

Caso demore muito para colher, a alface pode acabar crescendo demais, o caule engrossa, solta látex, saem flores e o sabor fica mais amargo, impossibilitando o uso em salada.