Notícia boa para amantes de queijos. Dois brasileiros estão entre os 100 melhores queijos do mundo. São o Serra da Canastra (6º lugar) e o queijo Minas (26º).
A avaliação cuidadosa é feita pela plataforma internacional Taste Atlas, enciclopédia que cataloga comidas e bebidas em todo o planeta. A lista se baseia nas avaliações da própria audiência deles.
No ranking dos 10 campões, estão disparados os italianos depois, portugueses, gregos e franceses.
Queijos brasileiros
Na penúltima lista do ranking, de fevereiro, as posições dos queijos brasileiros estavam mais abaixo. Nesta, de agosto, tanto o queijo da Serra da Canastra como o Minas subiram nas notas. Canastra saltou de 11º para o 6º lugar, enquanto o Minas subiu de 93º o para 26º posto no ranking.
O Canastra é um queijo feito de leite de vaca cru, vem da Zona da Mata de Minas Gerais. É ligeiramente mais macio, e seu sabor é meio ácido e picante. Aguarda de 21 a 40 dias para “amadurecer”.
Segundo o Taste Atlas, o Canastra harmoniza bem com vinho tinto, cerveja preta e goiabada. Em 2008, esse queijo foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Queijo Minas
O queijo Minas é artesanal feito de leite de vaca cru, caracterizado por sua textura macia, esponjosa e úmida.
O sabor do queijo Minas é suave e levemente salgado, dependendo de sua maturação e da região de produção.
É usado na preparação de sanduíches, panquecas e doces. Mas pode ser combinado com frios, saladas e vegetais diversos que desenvolvem sabores intensos após o cozimento.
Os primeiros lugares
No topo estão três da Itália: parmigiano reggiano (1º), muzzarela de búfala campana (2º), e stracchino de crescenza (3º).
Embora os italianos liderem em disparado, os gregos também aparecem em destaque, assim como os portugueses e espanhóis.
O ranking do TasteAtlas avaliou os queinos por categoria: leite de vaca, ovelha e cabra e, depois, duros, semimoles e macios.
Há, ainda, a análise conforme o tipo de casca: florescida, natural e lavada. E, por fim: defumados, azuis e encerados.