Além de seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios regularmente, o consumo de chás também pode auxiliar na perda de peso. Para quem busca emagrecer, o chá verde é o mais indicado por ter propriedades que aumentam o metabolismo.
De acordo com a nutricionista Letícia Carbinatti, diversos estudos reconhecem os benefícios dessa bebida na perda de peso. “Ele age principalmente por meio de compostos bioativos, como as catequinas, que desempenham um papel importantíssimo no metabolismo da gordura”, afirma.
A especialista afirma que as catequinas reduzem a absorção de lipídios no intestino, o que diminui o acúmulo de gordura corporal e atua na regulação dos níveis de glicose no sangue. “Melhora a sensibilidade à insulina e reduz o risco de diabetes tipo 2, associado diretamente à perda de peso”, destaca Letícia.
Além disso, a nutricionista diz que o chá tem efeito termogênico e aumenta o gasto energético. A bebida se torna ainda mais potente para o emagrecimento pela combinação de catequinas com cafeína, que tem um “efeito sinérgico” na aceleração do metabolismo.
“A cafeína é conhecida por aumentar a taxa metabólica ao estimular o sistema nervoso central, o que pode aumentar a oxidação de gorduras e o gasto energético”, diz Letícia Carbinatti.
Para aqueles que querem potencializar ainda mais os efeitos do chá no organismo, deve-se acrescentar um pouco de limão à bebida, que eleva a absorção de catequinas.
Letícia Carbinatti reforça que adicionar açúcar ou adoçantes artificiais pode anular os benefícios do emagrecimento da bebida, então, aqueles que não conseguem beber sem adoçar, é recomendado optar por adoçantes naturais.
Quando beber chá verde para emagrecer?
Segundo Letícia Carbinatti, para maximizar a oxidação de gorduras, é importante consumir o chá verde entre as refeições. Além disso, ela não incentiva a ingestão da bebida tarde da noite, porque a cafeína pode prejudicar o sono.