Não dá para negar que as ferramentas de Inteligência Artificial vieram para ficar, e que as grandes empresas estão estudando constantemente formas de usar esses recursos para reduzir custos e aumentar os lucros, o que também pode significar o corte de mão de obra humana. A prova mais recente disso é que a plataforma de streaming Max anunciou esta semana que passará a incluir legendas geradas por inteligência artificial nos filmes e séries de seu catálogo.
Através da plataforma Vertex AI do Google Cloud, a Warner Bros. Discovery anunciou uma nova solução de legendas (chamada internamente de “caption AI”) nos Estados Unidos. Sendo aplicada inicialmente em programas sem roteiros (tais como realities shows), essa solução promete transformar a forma como a Warner cria e entrega legendas, reduzindo o tempo e custos para a produção do recurso, enquanto aumenta a qualidade de suas legendas para os espectadores domésticos.
Para manter o nível de precisão, a solução incorpora um fluxo de trabalho que utiliza a plataforma do Google para otimizar a legendagem em conjunto com supervisão humana para garantir a qualidade. Essa medida permite que a Warner continue refinando o fluxo de trabalho da IA, reduzindo erros e entregando legendas consistentemente precisas.
Segundo o comunicado oficial das empresas, o fluxo de trabalho com legendas por IA reduz o tempo de criação de arquivos de legendas em 80% em relação à legendagem manual.
Além disso, o processo também reduz os custos em 50%, permitindo que a Warner Bros. Discovery destine recursos mais efetivamente.
Por enquanto, a medida abrange uma parcela pequena de conteúdos e está restrita aos Estados Unidos, mas é claro que isso é apenas um teste para que expansões sejam feitas no futuro, o que certamente significa que profissionais de localização devem perder seus empregos em breve.