O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que as decisões do ministro Alexandre de Moraes têm o apoio dos demais colegas e, mais do que isso, “correspondem ao sentimento institucional da Corte em defesa da democracia”.
A declaração foi dada durante entrevista exclusiva ao CNN Entrevistas, que vai ao ar neste sábado.
Para Barroso, Moraes “tem tido uma atuação muito importante, corajosa e firme que ajudou o país em momentos difíceis” de turbulência.
“Ele tem tido condição de fazer esse papel porque essa é uma visão majoritária no Supremo”, disse, salientando que as decisões têm sido confirmadas colegiadamente, a exemplo do bloqueio do X no Brasil.
“Portanto, não é uma coisa personalista, nem monocrática. Reflete um sentimento coletivo de proteção da democracia. É claro que cada um, quando conduz um inquérito, conduz com as características da sua personalidade, mas há uma institucionalidade por trás.”
Barroso afirmou, ainda, que Moraes atua sob um “custo pessoal” significativo, na medida em que sua atuação gera ameaças constantes para a sua segurança e chateações também para a sua família.