Moradores da cidade argentina de Hilario Ascasubi, localizada próxima da costa do Atlântico, estão enfrentando os reflexos de uma verdadeira invasão de papagaios. Entre os relatos estão blecautes de energia, “chuva” de cocô e muito barulho.
Efeito da destruição dos habitats dos animais
- De acordo com cientistas, milhares de pássaros verde-amarelo e vermelhos invadiram a área urbana nos últimos anos.
- Os animais estão sendo expulsos pelo desmatamento das colinas ao redor da cidade.
- Os papagaios estão mordendo cabos elétricos da cidade, o que tem causando frequentes apagões de energia.
- Além disso, os gritos incessantes e “chuva” de cocô viraram rotina.
- As informações são da Reuters.
Centenas de pássaros estão empoleirados ao longo de cabos elétricos
Nos últimos anos, os papagaios começaram a chegar ao local buscando refúgio na cidade durante o outono e o inverno. Às vezes, segundo estimativas dos locais, a cidade fica povoada com até 10 papagaios para cada um dos 5 mil habitantes humanos. Durante o verão, as aves migram para o sul, para as falésias da Patagônia, para a época de reprodução.
Ao olhar para cima é possível ver centenas de pássaros empoleirados ao longo de cabos elétricos e em postes. Os prejuízos têm sido incalculáveis.
Em meio ao cenário um tanto quanto inusitado, os moradores de Hilario Ascasubi têm adotado vários métodos para tentar assustar os papagaios, como ruídos e luzes laser, mas nada funcionou até agora.
Segundo cientistas, é preciso restaurar os ambientes naturais dos animais para que eles abandonem as cidades. No entanto, este processo não é simples ou rápido. Por isso, é necessário pensar em estratégias que possibilitem a convivência entre os humanos e os pássaros em cidades.