A Campanha de Vacinação contra a Influenza na região Norte começou no dia 3 de setembro e seguirá até 26 de outubro para todas as pessoas a partir de 6 meses.
Aqueles que ainda não se vacinaram ou têm dúvidas sobre o imunizante, podem contar com os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O Ministério da Saúde antecipou pela segunda vez a campanha de vacinação na região Norte, considerando a incidência sazonal da gripe no inverno amazônico, que ocorre no final do ano. Em 2024, a preocupação com as queimadas e o consequente aumento das doenças respiratórias também influenciaram essa decisão.
A imunização, não só protege contra as novas cepas do vírus, mas também alivia os sintomas da gripe e evita complicações sérias, principalmente em grupos prioritários.
A Semusa comunica que a vacina contra a Influenza está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Contudo, a prioridade da imunização continua sendo os grupos específicos, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, entre outros.
Perguntas e respostas sobre a vacinação contra a gripe:
1. Por que a vacinação anual é importante?
O vírus Influenza sofre mutações frequentes, levando à circulação de novas cepas a cada ano. Por isso, a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção adequada. A vacina de 2024 inclui duas cepas da Influenza A e uma da Influenza B.
2. Quem deve se vacinar?
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar. A prioridade é para grupos vulneráveis, são eles: idosos (60 anos ou mais); Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias; Gestantes e puérperas; Pessoas com deficiência e comorbidades; Trabalhadores da saúde; Professores; Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; Forças Armadas, de Segurança e Salvamento; Profissionais do sistema prisional; Caminhoneiros; Profissionais de transporte coletivo e portuários; Adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
3. Quem já teve gripe este ano deve se vacinar?
Sim, pois a vacina trivalente protege contra três tipos de vírus influenza, mesmo que você tenha tido sintomas semelhantes aos da gripe anteriormente.
4. Posso tomar a vacina com sintomas respiratórios?
Se os sintomas forem leves e sem febre, a vacinação é permitida. Caso contrário, é recomendado aguardar a recuperação total.
5. Quem teve dengue pode tomar a vacina da gripe?
Sim, desde que esteja sem febre e totalmente recuperado.
6. Quem tomou a vacina da gripe esse ano, pode tomar novamente?
Deve, pois é uma nova campanha. O imunizante foi atualizado para garantir a proteção adequada contra as novas cepas em circulação, como Influenza A e uma da Influenza B.
7. Esqueci de tomar a vacina, ainda posso?
Sim, a vacinação está disponível e o vírus continua circulando durante o inverno. A vacina pode ser tomada a qualquer momento enquanto durar a campanha. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, tanto na área urbana quanto na rural de Porto Velho.
8. Quais os locais onde a vacina está disponível?
Todas as unidades de saúde da rede municipal disponibilizam o imunizante. Confira neste link os endereços e horários de funcionamento.
Além disso, a Semusa, em parceria com a Agevisa, disponibiliza uma sala de vacina no 2° piso do Porto Velho Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.
Texto: Semusa
Foto: Wesley Pontes/ Felipe Ribeiro/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)