O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou, na manhã desta terça-feira, 08, a segunda vereadora mais jovem do Brasil, eleita no domingo, 06, na cidade de Pimenteiras do Oeste, uma das menores de Rondônia. Aos 19 anos, completados em fevereiro, Letícia Fernanda Souza de Oliveira concorreu pelo União Brasil e fez 99 votos.

Apesar de ser uma garota alegre, a nova vereadora, que em idade perde apenas para Thamires Rangel (PMB), que completou 18 anos em agosto e foi eleita na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, enfrentou uma tragédia na infância.

A jovem, que já trabalhou em um pequeno mercadinho e atualmente faz a limpeza da agência dos Correios na cidade ribeirinha, perdeu o pai, assassinado com um tiro na nuca em sua chácara na Linha 11. Até hoje o assassino não foi identificado e nem se sabe a motivação do crime. Na época, Letícia tinha apenas 08 anos.

Mesmo tão novinha, a vereadora já é casada: aliás se candidatou porque o marido, 13 anos mais velho, não pode concorrer em virtude de problemas jurídicos. E a menina tem a política no sangue: o tio dela, Rafael Souza (MDB), que havia exercido dois mandatos de vereador, foi eleito vice da prefeita Valéria Garcia (União Brasil), reconduzida ao cargo.

Simpática e articulada, a adolescente disse que, antes de morrer, o pai previu que ela estava destinada a “servir o povo”, e garante que fará isso, revelando algumas de suas prioridades: políticas para atender jovens crianças e idosos, e ações na zona rural, onde mora o avô.

Também vem de berço o esforço da menina: a mãe, Rosana Silva Souza de Oliveira, que atualmente é secretária municipal de Educação em Pimenteiras, é servidora pública efetiva, mas antes também trabalhou na limpeza dos Correios por 02 anos; também trabalhou no almoxarifado da Prefeitura por 03 anos.

Rosana ainda atuou em uma escola do município como secretária geral de documentação por 08 anos. Antes de comandar a Pasta na qual está há 03 anos, ela permaneceu por outros 05 na Tesouraria na Prefeitura.