Um drone foi lançado neste sábado (19) em direção à casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou um porta-voz do governo israelense. Netanyahu não estava em casa, e ninguém ficou ferido, ainda de acordo com o porta-voz.
A ofensiva foi a primeira direcionada ao premiê israelense desde o início da guerra, há mais de um ano, e ocorreu no mesmo dia em que o Hezbollah lançou drones e foguetes contra diversos pontos de Israel após anunciar uma nova e ampla fase da guerra.
Um homem foi atingido e morreu, segundo autoridades locais.
O governo israelense não havia informado se o drone foi lançado pelo Hezbollah, e o grupo extremista também não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem. Também não havia informações sobre se o artefato conseguiu atingir a residência.
O ataque aconteceu na cidade de Cesareia, no norte, onde fica a residência privada de Netanyahu. O premiê e a família não estavam na residência no momento do ataque, de acordo com o porta-voz.
Mais cedo, o Exército israelense disse que um drone foi lançado a partir do Líbano e atingiu um prédio, sem informar onde fica o edifício alvejado. O jornal israelense “Haaretz” disse que o Hezbollah disparou também 180 foguetes contra áreas no norte de Israel.
Quatro mortos no leste do Líbano
Já no Líbano, quatro pessoas morreram, entre elas o prefeito de uma cidade, em um bombardeio de Israel também neste sábado na região leste do país — na semana passada, Israel expandiu a ofensiva no Líbano, antes concentrada no sul e na capital, Beirute.
O ataque ocorreu em Jounieh, que fica ao norte de Beirute, uma área que ainda não havia sido atacada por Israel. O prefeito de Sohmor, cidade vizinha, estava no local e morreu ao ser atingido, segundo autoridades locais.
Israel também bombardeou novamente o subúrbio de Beirute (veja imagem acima). Não havia registro de vítimas até a última atualização desta reportagem.