A segunda etapa do Campeonato de Pesca Esportiva “Gigantes de Rondônia”, realizada nos dias 19 e 20 de outubro, em São Francisco do Guaporé, foi um sucesso. O evento contou com 158 equipes inscritas e 296 competidores, e foi organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur). O Campeonato de Pesca faz parte de uma série de iniciativas do governo do estado para impulsionar o turismo sustentável e promover a preservação ambiental. Nos dois dias de competição, aproximadamente 2.500 pessoas compareceram ao local e acompanharam de perto as disputas e as atividades turísticas da região.

Com 84 embarcações, os competidores buscaram capturar os peixes que garantiam maior pontuação, seguindo as regras específicas da etapa, que consideram o tamanho e a raridade das espécies.

VENCEDORES

A equipe “Os Marajás AVPD” garantiu o 1º lugar, somando 1.290 pontos ao capturar um surubim cachara de 86 cm. A 2ª colocada foi a equipe “Os Pega Macaco”, com 1.220 pontos, graças à captura de uma pirarara de 1,22 cm. Já a “Equipe Enrosco” ficou em 3º lugar, alcançando 1.200 pontos com a captura de um pirarucu de 1,66 cm, uma piranha de 26 cm e um barba chata de 24 cm.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento valoriza as riquezas naturais e oferece oportunidades de geração de renda para a população, ao mesmo tempo em que atrai visitantes e movimenta o turismo sustentável. “Rondônia tem muito a oferecer, e eventos como esse mostram nosso potencial,” salientou.

PESCA ESPORTIVA

O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, ressaltou a importância do evento para a projeção do estado como destino de pesca esportiva. “Cada etapa do Campeonato é uma vitrine para a biodiversidade dos nossos rios. A pesca esportiva atrai visitantes de várias partes do Brasil e reforça o turismo, além de incentivar a preservação das espécies nativas. o Campeonato “Gigantes de Rondônia” tem se consolidado como uma grande oportunidade para promover as belezas naturais do estado, além de movimentar a economia regional”, ressaltou.

PRÓXIMAS ETAPAS

A competição segue para as cidades de Pimenteiras nos dias 26 e 27 de outubro; e Guajará-Mirim nos dias 2 e 3 de novembro. As premiações seguem idênticas para todas as etapas: 1º lugar: um barco, motor 15hp e uma carretinha; no 2º lugar: um motor 15hp e no 3º lugar: um barco de alumínio.