O exercício físico é o primeiro caminho para a mudança de hábitos que transforma a vida de muitas pessoas, seja ela na saúde física ou emocional. Esse é o caminho para os mais de 830 alunos participantes do projeto Viva Bem, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).
Por conta do trabalho desenvolvido pela atual gestão nos últimos anos, o projeto teve um grande crescimento. De acordo com os dados, em 2021 eram 120 alunos. Em 2022, 158 pessoas participavam, e em 2023 saltou para 355 matriculados. Em 2024, são 834 pessoas atendidas pelo Viva Bem, em dois polos na capital: Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), na zona Sul, e Ginásio Vinícius Danin (Vila Olímpica Chiquilito Erse).
As aulas são realizadas durante a semana, pela parte da manhã e também à noite. Educação Física orientada para população em geral, com aulas de alongamento, localizada, treino funcional, ritmos e pilates, com a finalidade de combater o sedentarismo, promover melhor qualidade de vida, socialização e elevação da autoestima.
Além das atividades físicas, o projeto também realiza outras ações como arraial, cabelo maluco, dia das mães, dia das mulheres e diversas outras festividades em datas comemorativas. Todas essas atividades só foram possíveis através dos investimentos da Prefeitura de Porto Velho nos polos onde as aulas são realizadas.
Segundo a professora da Vila Olímpica Chiquilito Erse, Isa Dias, diariamente os alunos relatam mudanças, principalmente na qualidade de vida. “Eu sempre fico muito feliz com a transformação dos nossos alunos. A saúde sempre é fator importante, por isso incentivamos ainda mais nossos participantes”, conclui.
No Ginásio Dudu, zona Sul, as aulas são comandadas pela professora Josy Costa, que destaca a importância de projetos como o Viva Bem. “Temos alunos que hoje em dia são referências. Todos os dias ficamos inspirados pelas histórias que são mudadas através do projeto. É uma alegria imensa e espero que continue pelos próximos anos”, disse a professora.
É realizada também a avaliação física trimestral para acompanhamento da evolução das metas a serem atingidas individualmente. De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, o Projeto Viva Bem ganhou destaque nos últimos anos, principalmente pelo incentivo de promover a saúde. “Essa é a prova do poder dos investimentos em esporte e a promoção da saúde. Ficamos felizes com os resultados alcançados e tenho certeza que nossos alunos tiveram suas vidas transformadas”, finaliza.