Primeira bebê de 2025 em Porto Velho nasce na Maternidade Municipal
Ayla Sauany Mesquita Curvelo é a primeira bebê a nascer em Porto Velho no ano de 2025. Ela veio ao mundo às 11h55 do dia 1º de janeiro, na Maternidade Municipal Mãe Esperança. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), administra a unidade.
Primeira bebê de 2025 emociona família em Porto Velho
Saudável, Ayla nasceu de parto normal, pesando 2,9 kg e medindo 49 centímetros. Filha de Adriely Yasmin Mesquita Mendes, de 18 anos, e Juvenal Sauã Curvelo Coelho, de 19 anos, a chegada da menina simboliza um momento especial e emocionante para a família.
Adriely compartilhou sua alegria: “Ela veio para completar minha família. Ser mãe de primeira viagem é uma sensação única. Minha filha era o que faltava para completar minha vida”, afirmou emocionada.
Porto Velho lidera nascimentos com destaque para a primeira bebê de 2025
Além disso, Maria Alzenir, diretora da maternidade, destacou que o parto ocorreu com sucesso. Enquanto isso, Juvenal também celebrou a nova fase e destacou a felicidade em começar o ano com o crescimento da família.
Por outro lado, Adriely ressaltou a sorte de Ayla por ser a primeira bebê de 2025: “Ela é muito privilegiada: a primeira filha, primeira neta, primeira bisneta e primeira sobrinha. Estou muito feliz por ela ter vindo no ano novo, trazendo paz e amor para nossa família”.
De acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil, Rondônia registrou 37.474 nascimentos em 2024. Nesse contexto, Porto Velho liderou os números com 11.578 registros. Vale lembrar que a Maternidade Municipal Mãe Esperança realizou 1.125 partos normais e 673 cesáreas no mesmo ano, conforme dados da Semusa.
Reforma da Maternidade
A Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME) funciona em um endereço provisório na rua Venezuela, nº 2356, bairro Embratel. O local, antes ocupado pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) e pelo Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), recebe os atendimentos enquanto a maternidade passa por reforma e ampliação.
Por fim, os serviços incluem urgência e emergência, consultas médicas, atendimento a vítimas de violência sexual e vacinação, entre outros. O atendimento segue com normalidade no endereço temporário.