Ações da Idaron protegem o estado da gripe aviária e Newcastle
Ações da Idaron protegem o estado da gripe aviária e Newcastle

Com o objetivo de prevenir surtos e proteger o plantel avícola de Rondônia, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) mantém ações contínuas de vigilância ativa contra a gripe aviária e a doença de Newcastle. As atividades ocorrem anualmente entre outubro e junho desde 2022, ano em que a América do Sul registrou os primeiros surtos de influenza aviária de alta patogenicidade. Atualmente, a campanha entra em seu terceiro ciclo.

Técnicos da Idaron visitam mais de 100 propriedades no estado

Os agentes da Idaron estão visitando 111 propriedades rurais, que vão desde criações de subsistência até granjas comerciais de postura e corte. Segundo o presidente da agência, Julio Cesar Rocha Peres, “estamos no terceiro ciclo de amostragem. A coleta ocorre em propriedades com aves de diferentes finalidades”.

A atividade ocorre anualmente, entre os meses de outubro e junho

Áreas com maior risco recebem prioridade

A equipe prioriza locais próximos a corpos d’água, pois essas áreas atraem aves silvestres migratórias como patos, gansos e marrecos — principais vetores naturais dos vírus monitorados. Durante as visitas, os técnicos coletam amostras de sangue, além de swabs da cloaca e da traqueia, que são enviados para análise laboratorial.

Migração de aves aumenta riscos, alerta coordenador

O coordenador da ação, Fabiano Benitez Vendrame, explicou que o período da vigilância coincide com a migração de aves vindas do Hemisfério Norte. Essas aves procuram regiões mais amenas na América do Sul para se reproduzirem. “A presença dessas espécies migratórias aumenta o risco de introdução dos vírus na fauna local”, destacou.

Rondônia permanece livre das doenças aviárias

Apesar dos riscos, o Brasil segue livre da gripe aviária e da doença de Newcastle. Até agora, o país registrou apenas três casos confirmados laboratorialmente — todos em aves de subsistência. Esses casos não impactaram o status sanitário nem as exportações do setor avícola.

Avicultura é prioridade para o governo estadual

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a importância da avicultura para a economia estadual. Segundo ele, essa atividade é uma das principais vocações produtivas da região. “O governo apoia integralmente o trabalho da Idaron, garantindo segurança para toda a cadeia produtiva e proteção ao nosso plantel avícola”, afirmou.