Receita Federal inicia consulta ao lote residual do IR nesta quarta-feira

A partir das 10h desta quarta-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de abril de 2025. Ao todo, 279.500 contribuintes receberão os valores, que somam R$ 339,6 milhões.

Contribuintes com prioridade recebem mais da metade do valor

Do total liberado, R$ 180,2 milhões vão beneficiar contribuintes prioritários. Entre eles, estão:

  • 4.284 idosos com mais de 80 anos

  • 25.283 pessoas entre 60 e 79 anos

  • 3.820 contribuintes com deficiência ou doenças graves

  • 9.502 trabalhadores cuja principal fonte de renda é o magistério

  • 204.798 que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via PIX

Além disso, outros 31.813 contribuintes que não se enquadram em categorias prioritárias também terão acesso aos valores.

Veja como fazer a consulta da restituição

Para verificar se a restituição está disponível, basta acessar o site da Receita Federal. No menu “Meu Imposto de Renda”, clique em “Consultar a Restituição”. Logo após, o sistema mostrará se há valores a serem creditados.

Caso o sistema aponte alguma pendência, o contribuinte pode acessar o extrato de processamento no e-CAC e corrigir os dados por meio da declaração retificadora.

Use o aplicativo da Receita e simplifique sua consulta

Quem prefere praticidade pode utilizar o aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones. A ferramenta permite checar a liberação da restituição e consultar a situação cadastral do CPF com rapidez.

Saiba se você caiu na malha fina

Durante a consulta, o sistema também informa se o contribuinte está na malha fina, ou seja, com a restituição retida por inconsistências. Para isso, acesse o e-CAC, vá até “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e selecione a aba “Processamento > Pendências de Malha”.

O acesso ao extrato exige código gerado no site da Receita ou certificado digital. Se houver problemas, o contribuinte deve corrigir a declaração ou enviar documentos que comprovem as informações.

Reagende o crédito se houver erro bancário

A Receita deposita a restituição somente em contas bancárias de titularidade do contribuinte, para evitar fraudes. No entanto, se o crédito não for efetuado por erro nos dados, o cidadão pode reagendá-lo pelo Banco do Brasil, em até um ano após a primeira tentativa. Para isso, existem três alternativas:

  • Acesse o site: bb.com.br/irpf

  • Ligue para: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (interior) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos)

Será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Caso o resgate não ocorra no prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada.