Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (3), os deputados estaduais derrubaram o veto parcial do Governo do Estado ao Projeto de Lei 164/2019, de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), que dispõe sobre a doação de amostras de sangue para a consolidação de Banco de Dados de Doadores de Medula Óssea no âmbito do Estado de Rondônia.
O PL propõe que clínicas e laboratórios informem ao doador de sangue sobre a importância do material coletado para fins de transplante de medula. Caso haja consentimento por parte do paciente, a coleta deve ocorrer entre cinco e dez milímetros de sangue para pesquisa e consolidação do banco de dados.
Após a derrubada do veto, o projeto segue para promulgação do presidente da casa, Laerte Gomes (PSDB).
O deputado Anderson Pereira defendeu a derrubada do veto ao projeto por entender a necessidade de milhares de pessoas que estão na fila aguardando encontrar doador compatível.
O transplante de medula pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento e a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível na população em geral podem chegar a 1 em cada 100 mil pessoas.