Em vazante desde o último sábado (11), o Rio Acre baixou quase um metro em 24 horas, em Rio Branco. O manancial chegou a cota de 9,84 metros na manhã desta terça-feira (14).
A vazante é de 1,7 metro em 24 horas. O rio, na manhã de segunda-feira (13), era de 11,54 metros, na medição das 6 horas.
De acordo com a Defesa Civil, a tendência é que o manancial continue a apresentar vazante nos próximos dias.
“Nós temos aumento de nível lá em Brasileia e Assis Brasil, só que essa elevação não é muito significativa, então continuaremos em vazante aqui em Rio Branco, nos próximos dias, pelo menos”, explica o major Cláudio Falcão do Corpo de Bombeiros
Além disso, o major acrescenta que mesmo com o fim da primeira quinzena de janeiro, ainda são esperados dias de relativa tranquilidade, até o final desta semana, quanto às chuvas e ao nível do rio também.
“Pelo menos até sexta-feira [17] e sábado [18], nós esperamos dias de relativa tranquilidade e depois disso, provavelmente, teremos uma intensificação de chuva e nível de rio também”, disse.
Durante os 14 primeiros dias de janeiro, o acumulado de chuvas é de 141 milímetros. O esperado para o mês é de 269 milímetros.
Na capital acreana, o rio Acre atingiu a cota histórica de 18,40 metros no dia 4 de março de 2015.
Rios no interior
O Rio Acre, em Assis Brasil, subiu 18 centímetros. Na segunda-feira, a cota do rio era de 3 metros e marcou 3,18 metros nesta terça.
Em Brasileia também houve elevação de 51 centímetros. A medição de segunda foi de 2,75 metros e nesta terça de 3,26 metros.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá chegou à cota de 8,05 metros nesta terça-feira.