Uma barreira sanitária foi instalada no Aeroporto Internacional de Boa Vista neste domingo (22). A medida do governo de Roraima busca monitorar a entrada de pessoas no estado para evitar o contágio do novo coronavírus.
De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Jean Cláudio de Souza Hermógenes, foram instaladas mesas de atendimento para o preenchimento de um formulário sobre cada passageiro que desembarca.
São colhidas informações sobre a origem do passageiro, nome completo, endereço, telefone, se teve contato com alguém infectado e se apresentou sintomas. Os viajantes são orientados a permanecer em isolamento social por pelo menos 14 dias.
Roraima tem dois casos confirmados do novo coronavírus e investiga outros dois suspeitos , conforme boletim epidemiológico divulgado na na noite desta segunda pela Secretaria de Saúde do estado.
Segundo os Bombeiros, também serão implantadas barreiras sanitárias nas fronteiras do estado com a Guiana e com a Venezuela, na divisa com o Amazonas, e também na Rodoviária Internacional.
No último sábado (21), foram confirmados os dois primeiros casos da Covid-19 no estado. O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), decretou estado de calamidade pública, e apenas serviços essenciais — como hospitais, mercados e polícia — vão funcionar nos 15 municípios do estado.
Além disso, a Prefeitura de Boa Vista convocou mais de 200 aprovados no concurso da Saúde, reduziu 50% da frota de ônibus da cidade e proibiu a realização de shows em bares, atividades em praças e balneários.