A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (14), 138 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados quatro óbitos em decorrência do coronavírus, quatro casos a mais do que o boletim divulgado na segunda-feira (13).
Dos 138 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 97 estão em isolamento domiciliar, 31 estão recuperados e 6 estão hospitalizados – sendo cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermarias.
Os casos confirmados estão em:
- Cuiabá (75)
- Rondonópolis (22)
- Sinop (11)
- Várzea Grande (6)
- Tangará da Serra (5)
- São José dos Quatro Marcos (2)
- Cáceres (2)
- Aripuanã (2)
- União do Sul (1)
- Primavera do Leste (1)
- Pontes e Lacerda (1)
- Nova Mutum (1)
- Nova Monte Verde (1)
- Lucas do Rio Verde (1)
- Lambari D’Oeste (1)
- Canarana (1)
- Campo Novo do Parecis (1)
- Alta Floresta (1)
- Residentes de outros estados (3).
De acordo com a SES, os três casos que constam como de outros estados foram notificados pelas Secretarias Municipais de Rondonópolis (1), Chapada dos Guimarães (1) e Pontes e Lacerda (1).
Um total de 61% dos diagnosticados são do sexo feminino e a maioria dos pacientes têm entre 36 e 55 anos.
Dos pacientes com diagnóstico da doença em MT, 31 fizeram tratamento e se recuperaram da Covid-19.
A faixa etária dos pacientes que testaram positivo para o coronavírus é de 44 anos.
Foram notificados 537 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que engloba pacientes com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta, que apresente dispneia (falta de ar) e que esteja hospitalizado.
Mortes
Quatro pessoas morreram em Mato Grosso até esta terça-feira (14). A primeira morte foi registrada em 3 de abril em Lucas do Rio Verde. Luiz Nunes, de 54 anos, que era gerente de um supermercado na cidade, foi internado no dia 29 de março. Fez exame e deu positivo para Covid-19. Ele era hipertenso e diabético e estava internado com síndrome respiratória aguda.
A segunda morte foi registrada em Cáceres no dia 8 de abril. O servidor público aposentado Alípio Pereira de Araújo, de 82 anos, estava internado no Hospital São Luiz e tinha viajado a São Paulo, na companhia da mulher, que também está internada.
A terceira morte foi registrada em Sinop. Um homem de 34 anos, que não fazia do grupo de risco, morreu no Hospital Regional de Sinop, mas era morador de Aripuanã. O mecânico Silvano Rodrigues de Oliveira, de 34 anos, permaneceu cinco dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu no último sábado (11) após ser diagnosticado com Covid-19. Ele deu entrada no hospital no dia 6 de abril.
A quarta morte foi registrada pelo município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informou que a morte é de um homem de 75 anos. Ele morreu na última quarta-feira (8) no Hospital Materclin e já vinha sendo investigado como caso suspeito. O exame que confirmou a morte por Covid-19 foi concluído nesta segunda-feira (13).