SÃO PAULO, 16 ABR (ANSA) – Após demitir Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de panelaços em diferentes estados do Brasil.
Os protestos e gritos de “Fora, Bolsonaro” foram registrados em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Minas Gerais, durante o pronunciamento de Bolsonaro. Nas últimas semanas, os panelaços têm sido comuns contra as declarações do presidente, principalmente por serem contrárias às de Mandetta. Hoje, o ministro da Saúde anunciou sua demissão em uma publicação no Twitter. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, publicou.
A decisão de Bolsonaro foi classificada pelo governador de São Paulo, João Doria, como uma “perda” para o país. “A saída do Luiz Henrique Mandetta é uma perda para o Brasil. Agradeço o apoio e contribuição com o Estado de SP no combate à pandemia.
Desejo êxito ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, e espero que siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS”, publicou. (ANSA)