O prefeito Hildon Chaves escreveu carta aberta aos profissionais da rede municipal de ensino de Porto Velho, endereçada também ao Ministério Público, Tribunal de Contas, Sintero, Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal de Porto Velho e aos pais e responsáveis por alunos, sobre a preocupação com os alunos da rede municipal a criação do Programa “Porto Velho Educação Virtual”.
Nesse momento de crise vivenciado no mundo inteiro por conta da pandemia do coronavírus, em que se viu obrigado a suspender as aulas presenciais da rede municipal no dia 18 de março, o prefeito Hildon Chaves resolveu, junto à Secretaria Municipal de Educação, desenvolver um processo de aprendizagem dos alunos utilizando várias ferramentas pedagógicas, a exemplo a Plataforma AVA com o Programa “Porto Velho Educação Virtual” (ava.portovelho.ro.gov.br).
O programa foi lançado no dia 23 de março, para alunos que tem acesso à internet, bem como determinou a disponibilidade de atividades impressas entregues semanalmente pelas escolas aos pais, a partir do dia 20 de abril, para alunos que não têm acesso à internet.
As ações estratégicas têm o objetivo de atender as necessidades de todos os alunos, diminuindo os prejuízos de aprendizagens e tranquilizar pais e responsáveis em relação ao cumprimento do calendário escolar 2020. Para diminuir os prejuízos, uma das estratégias planejadas com agilidade foi a Plataforma AVA e para quem não tem acesso à internet, também foram disponibilizadas as atividades impressas.
O propósito do prefeito Hildon Chaves foi de criar junto a Semed e equipe, o atendimento às necessidades de todos os alunos da rede municipal de ensino para diminuir os prejuízos de aprendizagens, para que nesse momento de incertezas e preocupações todos sejam tranquilizados com relação aos cumprimento do calendário escolar.
Todas as ações estão sendo planejadas pelo Comitê de Ação de Decisão da Semed, com a realização de ações prioritárias de acordo com o mapa de risco pedagógico e financeiro.
Comdecom