Em nota, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou a primeira morte de preso no estado nesta quarta-feira (6). O homem deu entrada na UPA do Segundo Distrito ainda na sexta-feira (1º) e morreu após ter dificuldades para respirar.
O detento era da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, no interior do Acre, e cumpria pena na Unidade Básica de Saúde do presídio O preso também já sofria com outra doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes. Esta é a primeira morte registrada na cidade do interior do estado.
“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informam que é a primeira morte de detento com Covid-19 no Sistema Penitenciário Acreano. Segundo a Sejusp e o Iapen, J. R. R. N. todas as medidas sanitárias foram tomadas na unidade, observando as orientações do Ministério da Saúde, da Sesacre e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Desta forma, todos os casos que tiveram contato com o detento, foram identificados e submetidos à quarentena”. destaca a nota.
O Iapen disse ainda que agora deve reforçar as ações de combate dentro do presídio. O último boletim da Saúde, de terça (5), mostra que Senador Guiomard tem 11 casos confirmados da doença. Em todo o estado, são 817 distribuídos em 13 cidades.