As aglomerações nas filas externas das agências bancárias devido à busca por auxílio emergencial em Rondônia deixaram em alerta a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e outras instituições municipais, estaduais e federais. Em reunião realizada por videoconferência na segunda-feira (4), a Agevisa orientou quanto à necessidade de adoção de medidas protetivas contra a pandemia nesses locais.
‘‘Há uma preocupação quanto à aglomeração de pessoas nas filas e também dos funcionários dessas agências de se contaminarem devido à proximidade das pessoas. Então, o que solicitamos é que todos cumpram o distanciamento, usem máscaras, e, além disso, que haja uma união de esforços das agências, órgãos de segurança pública e outras instituições para que se tenham os devidos cuidados no enfrentamento à Covid-19’’, afirma a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt.
Segundo a diretora, participaram da reunião, além da Agevisa, representantes de agências bancárias (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) , do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e da prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e outras instituições.
Ana Flora parabenizou a Caixa Econômica Federal pela iniciativa de buscar o alinhamento de ações protetivas no atendimento ao público, e os esforços conjunto das instituições envolvidas.
O enfrentamento da pandemia em Rondônia avança através de ações estratégicas e estruturação de assistência e vigilância em saúde para dar respostas à população do trabalho que é feito para prevenir e controlar a doença.
Rondônia ocupa o 1º lugar em transparência na divulgação de dados da Covid-19 na avaliação da Open Knowledge Brasil, organização da sociedade civil. A Agevisa integra o Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada (SCI) de enfrentamento ao coronavírus do governo de Rondônia e está atenta às medidas necessárias para evitar a propagação da doença.
Conforme o Plano de Contingência do Estado de Rondônia para Medidas de Prevenção e Controle da Infecção Humana pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), as medidas preventivas inclui ações como:
Não cumprimentar as pessoas por meio de aperto de mão, abraço, beijo;
Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, ou use álcool em gel na concentração de 70%;
Usar lenço descartável para higienizar as narinas;
Etiqueta respiratória: quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos
com água e sabonete ou produto alcoólico na concentração de 70%;
Manter os ambientes bem ventilados, como exemplo: abrir o local de trabalho e residência, como portas e janelas a cada 1 hora;
Não compartilhar objetos pessoais, como pratos, talheres, copos, etc;
Fazer a higienização de teclas, canetas, lápis, pranchetas, e principalmente evitar o empréstimo;
Manter higienizado celular, telefone fixo, maçanetas, corrimão, botões;
No caso de uso de transportes públicos, utilizar álcool gel após o contato com os
apoios;
Manter distância de no mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas.
Confirma o Plano de Contingência completo aqui.