O governador do Acre, Gladson Cameli, disse durante coletiva, nesta terça-feira (9), que pode reabrir o comércio de forma gradual a partir da próxima semana, mas não deu detalhes dos critérios que serão usados para a flexibilização. A retomada das atividades comerciais deve ocorrer após a entrega dos hospitais de campanha de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“Tenho que passar segurança para população de que vai ter mais leitos disponíveis. Mas se eu flexibilizar e essas regras que forem criadas não forem seguidas, volto atrás imediantamente. Se as pessoas não ajudarem realmente, não tem como”, disse.
Gladson não descartou também a possibilidade de aderir à testagem em massa da população para a doença, a exemplo de outros estados. Mas, pontuou a dificuldade do estado para comprar os testes.
“Existe a possibilidade de testagem rápida no estado”, considerou.
No sábado (6), a Secretaria de Comunicação do Estado confirmou ao G1 que o governo estuda flexibilizar algumas atividades comerciais suspensas desde o dia 20 de março. Nesta terça, Cameli se reuniu com os representantes dos empresários para definir ao detalhes da flexibilização.
O Acre tem mais de 8,4 mil casos confirmados de Covid-19 e 223 mortes pela doença, até esta terça-feira (9).
“Não é o momento para ninguém ficar passeando. Se querem abertura vamos fazer o necessário. Me ajudem a abrir, não adianta só pedir. Queria fazer um fecha tudo, mas todo mundo na rua e vão culpar nossas polícias? Tem que ter consciência, será que ninguém sabe o perigo que é isso? Não quero isso para ninguém, e depende de cada um”, criticou o governador.
O decreto que suspende as atividades não essenciais é válido até a segunda (15). Um novo decreto deve ser divulgado com as mudanças.
Ainda durante a entrevista, Gladson anunciou para este mês a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos.
Hospitais de campanha
Cameli reafirmou que o hospital de campanha de Rio Branco vai ser inaugurado na manhã de segunda (15). A unidade vai ter mais 100 leitos par atender os pacientes em tratamento com Covid-19.
Já a unidade de Cruzeiro do Sul, no interior, deve ser inaugurada na tarde de terça (16).
“Se chegar os equipamentos, por mim começam a atende amanhã [os hospitais de campanha]. Não vou esperar com hospitais fechados, já vou tocar o barco”, informou.
Posse concursados e assinatura de ordem de serviço
Durante o evento, o governador assinou ordem de serviço de mais de R$ 3 milhões para manutenção de ramais e construção de obras. Devem ser beneficiados os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri (Reserva Chico Mendes), nos ramais Filipinas II e ramal do Mucambo I.
Ainda durante a solenidade, deu posse a 67 aprovados em concurso da Polícia Civil. O resultado final do concurso foi homologado em fevereiro deste ano. Ao todo, foram 277 classificados e o curso de formação foi concluído em novembro do ano passado. Nesta terça-feira, foram empossados 41 agentes, 8 delegados, 13 escrivães e 5 auxiliares de necropsia.