O prefeito Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, em Santa Catarina, sugeriu aplicação de ozônio no ânus dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. O político, que é médico, já causou muita polêmica por defender métodos de tratamento fora do padrão adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são do jornal Estado de Minas.
E o Prefeito Volnei Morastoni, daqui de Itajaí, que anunciou na live de hoje que quer usar ozônio via RETAL em pacientes com coronavírus ? É sério ?! A aplicação seria feita por 10 dias ?
Primeiro a Cânfora, depois a ivermectina e agora surge o ozônio… ??♀️ pic.twitter.com/jklSfiAWgg— Greici Siezemel (@greicisiezemel) August 4, 2020
Em julho, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) solicitou à prefeitura de Itajaí explicações sobre a distribuição em massa de ivermectina à população da cidade. Morastoni também já defendeu o uso da cloroquina e a homeopatia como tratamentos para a doença.
No entanto, nenhuma das alternativas citadas são indicadas pela OMS ou por especialistas da saúde. De acordo com a OMS, ainda não há tratamento cientificamente comprovado que seja eficaz para combater o novo coronavírus.