Dois vizinhos se uniram e criaram comedouros para alimentar animais de rua em Porto Velho. Eles construíram quatro pontos no bairro Pedrinhas.
Em cada um, deixam ração à vontade com proteção contra chuva, para manter a comida seca e sempre fresquinha. A instalação foi feita na última terça-feira (4) e já é sucesso entre o “público”.
A inspiração veio quando os moradores da capital viram comedouros instalados na esquina da avenida Raimundo Cantuária com a Campos Sales.
“Achamos legal criar um alimentador de baixo custo a partir de um pedaço de cano. Meu vizinho, Gutem, entrou com o material e eu com a mão de obra, que é muito simples, basicamente é cortar e colar. Fizemos uma adaptação, em relação ao que vimos [na avenida Raimundo Cantuária], colocamos uma proteção para chuva”, explicou Chicão Santos.
Morador de Porto Velho construindo comedouro para animais de rua — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Gutem e Chicão repassaram a lista de materiais usados para a construção dos quatro comedouros, cada um custou aproximadamente R$ 20:
- Uma barra de cano de 6 metros e 100 mm
- Quatro tampões,
- Oito joelhos,
- Oito curvas,
- Seis braçadeiras, com parafusos e buchas
- Um tambor velho
Tambor foi reutilizado para criar comedouros para animais de rua em Porto Velho — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A recomendação da dermatologista veterinária, Patrícia Silva, é realizar a higienização desses comedouros uma vez ao dia, com água e sabão ou detergente líquido. Para ela a proteção contra chuva é importante, pois os alimentos úmidos atraem mais moscas e formigas.
Com a pandemia do novo coronavírus, o número de abandono de animais aumentou, causando inclusive superlotação nos abrigos da cidade.
Segundo Mácia Lena, voluntária na ONG Socorristas Animais, a cada 50 bichos abandonados doentes, somente dez conseguem sobreviver e são resgatados.
Vira-lata descansando em banco de praça — Foto: Arquivo Pessoal