O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (24), a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para garantir a vaga, estudantes pré-aprovados precisam comprovar informações pessoais nas instituições de ensino até sexta-feira (28).
Para verificar o resultado, o candidato deve acessar a página de login do Prouni (https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=prounialuno.mec.gov.br).
A comprovação de dados é fundamental para efetivar a matrícula na universidade. Como o Prouni tem critérios de renda e de histórico escolar para selecionar alunos, eles precisam atestar que se encaixam nos pré-requisitos para participar do programa.
Pré-requisitos
O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.
Para concorrer ao benefício, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (bolsa integral) ou de até 3 salários mínimos (bolsa parcial). Também precisa ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos em cada prova. Não é permitido tirar zero na redação.
Além disso, é preciso se encaixar em uma das seguintes condições:
- ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular, como bolsista integral;
- ter alguma deficiência;
- ser professor na rede pública (nesse caso, não é necessário comprovar renda).
Número de bolsas
Segundo o MEC, foram ofertadas, neste segundo semestre, 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Datas do Prouni do 2º semestre de 2020
- Divulgação da lista de espera: 24 de agosto
- Comprovação das informações junto às instituições de ensino: de 24 a 28 de agosto