O Governo de Rondônia, por intermédio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) lançou o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda de Rondônia (Cetero), que tem como finalidade fiscalizar as ações e serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
A coordenadora do Sine Estadual, Glenda Hara, destacou que o Conselho tem como missão dar a supervisão e orientação necessária para a execução dos recursos federais que serão destinados ao Sine, através do Ministério da Economia.
Ela ainda destacou que na primeira reunião do Cetero houve votação para a escolha da presidência e vice-presidência, da comissão para analisar todos os estudos que deverão ser apresentados no conselho e a secretaria executiva. Durante a segunda reunião, foram apresentadas as ações do Sistema Nacional, e abordada a importância do Conselho para o acompanhamento e fiscalização dessas ações.
De acordo com o superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves, o Conselho do Trabalho vai de encontro com a política do Governo de Rondônia, que tem como objetivo focar em ações de emprego e renda. “Estamos buscando acelerar a modernização do Sine”, afirmou.
O Cetero é composto por 18 membros, sendo nove titulares e nove suplententes, representando cada órgão e entidade, da seguinte forma:
- Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi);
- Secretaria do Estado da Agricultura (Seagri);
- Superintendência Regional do Trabalho de Rondônia (SRTRO);
- Sindicato dos Empregados no Comércio de Bens, Serviços e Terceirizados no Setor de Porto Velho (Sindecom);
- Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero);
- Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado de Rondônia (SECHS/RO);
- Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero);
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO);
- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).