A Câmara aumentou, em regime de urgência, o salário dos vereadores para R$ 18,9 mil na sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (29), a última do ano. Atualmente, o salário dos vereadores é de R$ 15 mil. Apenas oito vereadores votaram contra o aumento.
O reajuste passa a valer somente para 2022, pois o Governo Federal proibiu os estados e municípios de reajustarem salário dos servidores, inclusive, dos que ocupam cargos eletivos. Esse acordo foi realizado para possibilitar a ajuda financeira durante a pandemia de covid-19.
Votaram contra o aumento: Toninho de Souza (PSDB); Wilson Kero Kero (Pode); Sargento Joelson (SD); Marcelo Bussiki (DEM); Abílio Brunini (Podemos); Dilemário Alencar (Podemos); Felipe Wellaton (Cidadania) e Diego Guimarães (Cidadania).
O aumento recebeu parecer favorável da Comissão de Orçamento e Finanças. O relatório foi elaborado pelo vereador Chico 2000 (PL), que lembrou que o último reajuste recebido pelos vereadores ocorreu há sete anos.
Antes de ler o parecer, Chico 2000 afirmou que os parlamentares não tiveram aumento de salário na última legislatura e que não haveria ilegalidade caso o aumento tivesse sido aprovado em 2016.
“Portanto, não há nenhuma ilegalidade, a Câmara de Cuiabá tem dotação orçamentária suficiente, em razão disso o parecer deste relator com toda tranquilidade, com a consciência tranquila é pela aprovação da matéria”, afirmou.