A campanha de vacinação contra o vírus influenza, a gripe, está em andamento em Porto Velho e segue com a imunização de crianças de seis meses a 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, idosos a partir de 60 anos, e professores.
Nesta etapa, a Prefeitura de Porto Velho pretende imunizar cerca de 21 mil pessoas. “Precisamos concluir esta fase até o fim de junho. É importante que as pessoas desses grupos compareçam aos locais de vacinação para que possamos avançar e atender outros grupos”, explica Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O plano prevê a vacinação de cerca de 130 mil pessoas em Porto Velho, incluindo pessoas com comorbidades, integrantes do sistema prisional e forças de segurança, entre outros.
Para a primeira etapa, o Município recebeu todas as 21.440 doses previstas. Uma parte das doses já foi distribuída nos distritos.
Segundo a Semusa, devido ao cenário de pandemia, o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é feita a imunização contra o vírus influenza, sofreu alteração.
“As unidades só atendem para a vacinação no período da manhã. Durante a tarde os servidores são deslocados para atendimento à Covid-19”, afirma a gerente de imunização.
PRECAUÇÕES
As pessoas que receberam alguma dose da vacina contra a Covid-19 devem aguardar 15 dias para se imunizarem contra a gripe. Além disso, quem estiver com febre, coriza ou falta de ar devem aguardar para serem imunizados contra a gripe.
IMPORTÂNCIA
A vacinação de rotina para a prevenção contra outras enfermidades também continua disponível nas unidades de saúde. Segundo a gerente de imunização, é importante que os pais procurem deixar o cartão de vacina das crianças em dia.
“Temos percebido que a cobertura vacinal é baixa para outras doenças. Isso é preocupante, pois além da influenza e da Covid, acabamos correndo o risco de ter o retorno de doenças que estavam erradicadas”, finaliza Elizeth Gomes.
A vacina que está sendo oferecida protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Apesar de não ter eficácia contra o novo coronavírus, a imunização ajuda na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, uma vez que os sintomas são parecidos com os da gripe.
O horário para a vacinação dos grupos prioritários é das 8h às 12h e pode ser feita em qualquer uma das Unidade Básica de Saúde de Porto Velho e distritos.