São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, fará com que o morador que desistir de tomar a vacina contra a Covid-19 assine um termo.
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (1º), a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Michela Barcelos, explicou que houve uma mudança no comportamento da população.
“Após a chegada de diferentes imunizantes, a população passou a procurar aqueles que acreditam ser melhores. O que é errado, todas as vacinas são eficazes e seguras contra casos graves”, disse.
Michela afirmou que o comportamento “atrapalha o processo de vacinação”, já que as pessoas se mantêm vulneráveis e contribuem para a circulação do vírus.
Por esse motivo, surgiu a ideia do termo – que poderá ser assinado pela pessoa que se recusar a se vacinar ou pelo agente de saúde.
“Ao assinar esse termo, a gente vai colocar num prontuário eletrônico porque essa pessoa pode ser causadora de um surto dentro de empresa, escola, vamos quantificar os dados e pensar em outras estratégias”, relatou.
Michela contou que houve registros de pessoas que buscaram uma terceira dose de outros imunizantes. Ela reforçou que a prática não é recomendada: “As pessoas são motivadas por informações sem respaldo científico, por isso que é importante que saibam que estamos atentos, pessoas precisam ser responsabilizadas.”
Os casos foram reportados ao Ministério Público e serão investigados.