Rio de Janeiro, Rio Branco, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Campo Grande, Recife, Florianópolis e Palmas decidiram antecipar a aplicação do reforço da vacina em até 30 dias.
Pelo menos 10 capitais decidiram antecipar a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 até esta segunda-feira (12). São elas: Rio de Janeiro, Rio Branco, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Campo Grande, Recife, Florianópolis e Palmas.
As decisões têm sido publicadas desde o final de junho, mas o Distrito Federal foi a única unidade da federação que argumentou que o prazo foi encurtado para ampliar segurança contra a variante delta do coronavírus.
As capitais dos outros estados ou não explicaram os motivos de se antecipar aos 90 dias de distância ou justificaram a medida com o argumento de que “acelerar o processo de imunização completa” diante da disponibilidade de doses nos municípios.
Um estudo divulgado pela revista científica Nature, na semana passada, aponta que uma única dose das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca era pouco ou nada eficiente contra as variantes delta e beta, mas que duas doses são capazes de neutralizá-las.
- ESTUDO: Delta resiste a anticorpos, mas 2 doses de vacina ainda funcionam
- ENTENDA: Como a variante delta avança pelo mundo e quais as perspectivas para o Brasil
- MEDIDA CONTRÁRIA: SP não antecipará 2ª dose de vacinas com intervalo de até 12 semanas
Veja como cada capital está organizando a antecipação da aplicação das doses de vacina: