Anvisa inicia cobrança do comprovante de vacinação contra Covid nos aeroportos

Agência informa que cumpre, já nesta segunda-feira (13), a determinação do STF e orienta viajantes que chegam ao Brasil vindos de outros países

0
399

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (13), que já notificou os postos de fronteira, especialmente de aeroportos, para o cumprimento imediato da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Barroso determinou, no último sábado (11), a cobrança do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para os viajantes vindos de outros países que desembarcam no Brasil.

Segundo a Anvisa, a decisão “teve efeito imediato, sem prazo de adequação, e, por isso, exige da Agência a realização de avaliações pontuais, especialmente em relação aos passageiros que já estavam em deslocamento ou em trânsito no momento em que a decisão foi emitida”. 

Além disso, de acordo com a nota, a agência está implementando, ao mesmo tempo, a cobrança e orientação aos viajantes em todos os aeroportos que recebem voos internacionais, “de forma que os passageiros já foram interpelados em relação à exigência do documento”

Na mesma nota, a Anvisa informa que ainda aguarda a edição de nova portaria do governo Bolsonaro, anunciada para esta segunda-feira, “com maior detalhamento das regras para a entrada de viajantes no Brasil, a fim de que possa realizar as adequações operacionais que se fizerem necessárias”. 

Ataque hacker derruba ConecteSUS

No último domingo (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ConecteSUS – a plataforma do ministério onde é possível acessar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 – deve voltar até terça-feira (14).

“Acredito que até terça-feira, né? Pelo menos essa é a expectativa nossa”, afirmou Queiroga à TV Globo ao ser questionado sobre o retorno da plataforma. Na madrugada da sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página na internet do ConecteSUS foram invadidos e derrubados por hackers.

No mesmo dia, o ministério recuperou parcialmente o sistema, como o de marcação de cirurgias e de transplantes. Porém ainda não restabeleceu a plataforma de acesso ao comprovante de vacinação

O governo federal havia editado portaria prevendo a exigência do chamado “passaporte da vacina” a partir do sábado (11), mas devido ao ataque hacker, os efeitos da portaria foram suspensos por sete dias. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui