A Justiça Eleitoral em Rondônia reforça a importância da eleitora ou o eleitor conferir as informações que recebe sobre as eleições e o processo eleitoral. Vale lembrar que, com a proximidade das eleições, chega uma grande quantidade de mensagens sobre as candidatas e os candidatos, os partidos, a urna eletrônica e o dia da votação, entre outros assuntos.
Entender o que é fake e o que é fato é mais simples do que você imagina e muito mais importante do que a gente supõe. A desinformação produz consequências graves.
Por isso, na próxima semana o TRE-RO irá lançar nas redes sociais a série “Desinformação: 7 tipos de fake news. Sátira ou Paródia”, para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral.
Inverdades
A disseminação de conteúdos falsos é feita de propósito para se criar um estado artificial de ânimos na população, que vê o processo democrático, as instituições de Estado e o estado democrático de Direito como inimigos a serem combatidos.
Não propague fake news
Confira abaixo alguns conteúdos que esclarecem informações falsas divulgadas contra a Justiça Eleitoral e o sistema eleitoral brasileiro:
Apenas dois países do mundo usam sistema semelhante ao brasileiro
Hacker teve acesso a tudo dentro do TSE
Hacker poderia excluir nomes de candidatos
PSDB disse que sistema é inauditável
TSE não imprime voto mesmo com recomendação da PF
Min Fachin resolveu tornar Lula elegível
Min Barroso indevidamente acusou Bolsonaro de vazar inquérito sigiloso, quando ele não era sigiloso
É uma empresa terceirizada que conta votos
Min Fachin diz que auditoria não serve para questionar resultados
Ministro Fachin foi advogado no MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra)
O TSE acolheu as sugestões das Forças Armadas
Institucionalidade do Voto impresso
Confiabilidade do sistema eleitoral
Fato ou Boato
“Encontrou alguma informação suspeita sobre as eleições ou o voto na urna eletrônica? DENUNCIE https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/sistema-de-alerta. Este canal possibilita o envio de denúncias de violações de termos de uso de plataformas digitais, especificamente relacionadas com a desinformação ou disparo em massa sobre o processo eleitoral.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Com informações do TSE