Conforme divulgado no calendário das fases da Lua de dezembro pelo Olhar Digital, nesta terça-feira (26), às 21h33, o astro inicia a fase cheia. Particularmente desta vez, ela é chamada de Lua Fria. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).
O que você vai saber aqui:
- Astronomicamente falando, a Lua se torna “cheia” no momento exato em que atinge a oposição ao Sol no céu;
- Para os observadores, no entanto, o disco lunar já aparece completo e brilhante um dia antes e um dia depois dessa data;
- Esta é a primeira lua cheia após o solstício de verão;
- Neste mesmo dia, horas antes, a Lua terá atingido o afélio (ponto mais distante do Sol em sua órbita atual).
Mas, por que “Lua Fria”? De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA voltadas à vida no campo, a lua cheia de cada mês do ano tem seu próprio nome.
Luas cheias de 2023:
- 6 de janeiro: Wolf Moon (Lua do Lobo)
- 5 de fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)
- 6 de março: Worm Moon (Lua de Minhoca)
- 6 de abril: Pink Moon (Lua Rosa)
- 5 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)
- 4 de junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)
- 3 de julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)
- 1 de agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
- 30 de agosto: Blue Moon (Lua Azul)
- 29 de setembro: Harvest Moon (Lua da Colheita)
- 28 de outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)
- 27 de novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)
- 26 de dezembro: Cold Moon (Lua Fria)
Lua do Natal e afélio lunar
Com origem na cultura nativa americana Mohawk, o nome Lua Fria está relacionado ao fato de que as temperaturas caem consideravelmente nessa época nos EUA.
No Hemisfério Norte, a Lua cheia de dezembro é a mais próxima do solstício de inverno, que marca a noite mais longa do ano. Por causa disso, outro nome popular para ela é Lua da Noite Longa.
Por ser próxima à celebração do nascimento de Jesus, para as comunidades cristãs ao redor do mundo ela também é conhecida como Lua do Natal. No entanto, a lua cheia só coincide com essa data exata (25 de dezembro) a cada 19 anos, segundo o site Starwalk Space – a última foi em 2015, e a próxima será em 2034.
Conforme citado acima, também nesta terça, a Lua alcançará o afélio, que é o ponto de sua órbita mais longe do Sol. Segundo o guia de observação astronômica InTheSky, isso acontece às 16h55, quando ela estará a 0,9861 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira – algo em torno de 148 milhões de km. Nesse momento, a Terra estará entre a Lua e o Sol, a uma distância de 0,9835 UA do astro rei (aproximadamente 147,6 milhões de km).