Sai ranking das cidades mais seguras do Brasil; veja as 30 melhores

Valinhos,na Região Metropolitana de Campinas, em SP, ficou em primeiro lugar no ranking das cidades mais seguras para se morar no Brasil

0
50

O Estado de São Paulo levou a melhor no ranking das cidades mais seguras do Brasil. Dos 30 melhores lugares para se morar no país, 22 ficam em SP.

Santa Catarina aparece em segundo lugar com 4 das cidades mais seguras e Minas Gerais vem em seguida com duas.

A pesquisa usou municípios com mais de 100 mil habitantes a quantidade de homicídios que tiveram. O ranking foi feito pelo guia imobiliário MySide e elegeu, com dados coletados do IBGE e Ministério da Saúde, as melhores cidades para se ter um imóvel no país.

Veja quais são as cidades mais seguras do Brasil

1) Valinhos (SP)

Valinhos faz parte da Região Metropolitana de Campinas. Com 131 mil habitantes, o município é conhecido por sua forte tradição agrícola. É chamada de “Capital do Figo Roxo” pela produção em grande escala dessa fruta, celebrada anualmente na Festa do Figo e Expogoiaba. Valinhos tem qualidade de vida elevada e boa qualidade de educação e saúde.

2) Botucatu (SP)

Botucatu fica no interior de São Paulo e tem 150 mil habitantes. É conhecida pelo clima ameno e boa qualidade de vida. É uma cidade com rica biodiversidade e belezas naturais, com inúmeras cachoeiras e formações rochosas, como a Cachoeira da Marta e o Parque Natural da Cuesta. Botucatu é um importante polo educacional e científico. Lá fica o campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), referência em diversas áreas do conhecimento.

3) Tatuí (SP)

Também no interior de SP, Tatuí tem 125 mil habitantes e é conhecida como a “Capital da Música”. Fica lá o prestigiado Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, que forma músicos e atrai estudantes de todo o Brasil. A cidade tem atmosfera tranquila e acolhedora.

4) Sertãozinho (SP)

Sertãozinho, no interior de SP, tem 130 mil habitantes. É importante polo industrial e agrícola, especialmente na produção de açúcar e etanol. Fica lá Museu Nacional do Açúcar e do Álcool, que preserva a história dessa indústria no Brasil. Sertãozinho também oferece opções de lazer e cultura, como o Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni. A cidade atrai investidores e visitantes interessados no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida.

5) Jaraguá do Sul (SC)

Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, tem 185 mil habitantes. A cidade é conhecida pelo dinamismo industrial. É um importante polo de metalurgia, têxtil e tecnologia da região. A cidade preserva forte influência da colonização alemã e italiana, que aparece na arquitetura, gastronomia e tradições culturais. Jaraguá do Sul é famosa pelo Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), um dos maiores eventos de música erudita da América Latina, e também pelo seu foco em ecoturismo.

6) Várzea Paulista (SP)

Várzea Paulista fica na Região Metropolitana de Jundiaí, em SP e 120 mil habitantes. Com perfil predominantemente residencial e industrial, abriga empresas dos setores metalúrgico, químico e de alimentos, o que impulsiona a economia. É conhecida pelas áreas verdes e paisagens naturais, como o Parque Chico Mendes, grande área de lazer com trilhas, lago e espaço para atividades ao ar livre; e a Serra do Mursa, atrativo para os amantes de ecoturismo e trilhas, com vistas panorâmicas e rica biodiversidade.

7) Indaiatuba (SP)

Fica na Região Metropolitana de Campinas, em SP. A cidade, com 270 mil habitantes, é conhecida pela qualidade de vida elevada. É uma das cidades mais desenvolvidas do estado. Tem economia robusta, com indústrias nos setores automotivo, aeronáutico e tecnológico. Também é forte setor de serviços. Entre os principais pontos turísticos, estão o Parque Ecológico, um extenso parque linear com lagos, áreas de lazer, e o Museu Ferroviário que preserva a história da antiga estação ferroviária da cidade.

8) Votorantim (SP)

Vizinha de Sorocaba, Votorantim, no interior de São Paulo, tem 125 mil habitantes e tem uma economia ligada à indústria, especialmente nos setores de cimento, papel e metalurgia. A cidade abriga o Parque Ecológico do Matão, espaço com trilhas, áreas verdes e espaços para lazer. Outro ponto de destaque é a Represa de Itupararanga, que além de abastecer a região, oferece opções de turismo náutico e belas paisagens.

9) Araxá (MG)

Araxá, em Minas Gerais tem 110 mil habitantes. É famosa por suas águas termais e lamas medicinais. Virou um importante destino turístico de bem-estar no Brasil. Lá fica o icônico Grande Hotel e Termas de Araxá, um complexo histórico e luxuoso que oferece tratamentos de spa, além de ser um marco da arquitetura art déco. Outro destaque é o Museu Dona Beja, que homenageia a lendária figura histórica local do século XIX. A economia baseada na mineração, especialmente na extração de nióbio, um mineral raro.

10) Santana de Parnaíba (SP)

Santana de Parnaíba fica na Região Metropolitana de SP e tem 150 mil habitantes. Com centro histórico bem preservado, arquitetura colonial e ruas de paralelepípedos, tem entre os pontos turísticos, a Igreja Matriz de Sant’Ana, fundada no século XVII, e diversas casas tombadas pelo patrimônio histórico A cidade tem se desenvolvido rapidamente, especialmente na região de Alphaville, um importante centro empresarial e residencial de alto padrão.

Veja as outras 20 cidades mais seguras do país, divulgada pela Casa Vogue

11º – Ribeirão Pires (SP)

12º – Blumenau (SC)

13º – Brusque (SC)

14º – São Caetano do Sul (SP)

15º – Arapongas (PR)

16º – Santa Bárbara dʼOeste (SP)

17º – Araraquara (SP)

18º – Americana (SP)

19º – Paulínia (SP)

20º – Varginha (MG)

21º – Itatiba (SP)

22º – Palhoça (SC)

23º – Jundiaí (SP)

24º – Mauá (SP)

25º – Francisco Morato (SP)

26º – Bragança Paulista (SP)

27º – Itu (SP)

28º – Atibaia (SP)

29º – Salto (SP)

30º – Leme (SP)