Nesta sexta-feira, 1º de novembro, entra em vigor a bandeira amarela para as contas de luz, que oferece tarifas mais baixas do que a bandeira vermelha, que esteve em vigor durante setembro e outubro.

A medida foi divulgada na sexta-feira (25), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que considera uma melhora das condições de geração de energia no país.

Desde setembro, a Aneel impôs a bandeira tarifária vermelha, patamar 2, aos consumidores brasileiros. De acordo com a agência, com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro.

Assim, a cobrança passa de R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

A troca da bandeira vermelha pela amarela, segundo a Aneel, foi possível em razão do aumento do volume de chuvas registrado em outubro.