Como presidente rotativo do G20, o Brasil recebe neste mês, para a Cúpula de Líderes do grupo, os representantes das principais economias globais, dentre eles o presidente da China, Xi Jinping.
Em entrevista ao CNN Money, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, afirmou que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe de estado chinês trará anúncios que serão benéficos para o agronegócio brasileiro.
“Nós estamos em uma relação muito promissora do Brasil com a China”, afirmou o ministro.
Segundo Fávaro, 43 novas plantas brasileiras frigoríficas foram habilitadas para compra pelos chineses, enquanto foram suspensos os embargos de outras 12 plantas.
“As expectativas são de que os anúncios sejam feitos nessa reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente Xi Jinping”, acrescentou.
Fávaro pontuou que os segmentos que terão destaque serão os de frutas, pulses, DDG – que são coprodutos originados no processamento do milho para obtenção de etanol -, gergelim, sorgo e miúdos suínos e bovinos.
“Nós temos boas perspectivas, temos protocolos sanitários completamente cumpridos em entendimentos entre as duas partes e também de nossa diplomacia por alguns produtos”, comentou.
O ministro pontuou que alguns acordos não devem ser divulgados de imediatos, para ainda serem trabalhados e anunciados com o decorrer do tempo.