O lançamento oficial do Pix por aproximação está previsto pelo Banco Central para o ano que vem. No entanto, a nova ferramenta pode ser disponibilizada um pouco antes para alguns usuários. O Bradesco, por exemplo, anunciou que vai dar início aos testes da modalidade.

O projeto-piloto está sendo desenvolvido no próprio app do banco e em parceria com a Cielo. A ideia é liberar o serviço de forma gradativa a partir de janeiro de 2025 e também em outras maquininhas.

Ideia é tornar os pagamentos mais rápidos e intuitivos
Segundo o Bradesco, a opção do Pix por aproximação estará disponível para acesso na tela inicial do app do banco e sem que haja a necessidade de entrar no aplicativo. A ideia é tornar os pagamentos ainda mais rápidos e intuitivos.

Os pagamentos por aproximação são feitos através da tecnologia Near Field Communication (NFC). De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), essa tecnologia responde por 61,1% das transações realizadas de forma presencial.

O Bradesco ainda lembra que está participando do projeto junto ao BC para oferecer o serviço de PIx por aproximação através do Google Pay. Neste caso, os testes já começaram e o serviço será lançado para todos os clientes na carteira digital do Google em 28 de fevereiro do ano que vem.

Pix por aproximação

  • O Banco Central, que regula o funcionamento do Pix e demais tecnologias atreladas à forma de transação, planeja lançar oficialmente o “Pix por aproximação” em todo o país em fevereiro de 2025.
  • A nova modalidade de pagamento irá funcionar usando carteiras digitais e sem precisar abrir o aplicativo do seu banco.
  • A ideia é que este seja um caminho um pouco mais rápido para pagar compras com a modalidade de pagamentos instantâneos.
  • Ao aproximar o celular da maquininha de cobrança, o valor será debitado automaticamente do saldo da conta corrente.