14 Erros Que Acabam Com a Bateria do Seu Celular

0
588

Apesar de ser uma longa história – quase mais antiga que a própria existência dos smartphones -, a bateria não se “vicia” como antigamente. Os fabricantes utilizam, atualmente, baterias com íons de lítio: isso significa que ela tem cargas parciais e não tem o chamado “efeito memória” das antecessoras.

E quais desses erros você comete – todos os dias?

1. Tirar fotos com flash

Mesmo não sendo o maior usurpador de bateria que há, quando você usa o flash para tirar suas fotos, isso requer mais energia. Prefira a luz do dia – que também deixa seus cliques mais bonitos e naturais.

2. Carregar o celular no computador

Sim, a gente sabe que o cabo é aquele formato USB, feito perfeitamente para encaixar no computador. No entanto, além de carregar muito mais lentamente, a oscilação nas correntes entre as duas entradas pode causar um aquecimento da bateria e diminuir sua vida útil.

3. Sempre deixar no “vibra”

O toque pode ser bastante incômodo – especialmente em lugares como o ambiente de trabalho -, porém, requer muito menos energia do que ficar “vibrando” toda hora.

4. Deixar o brilho da tela no máximo

Quase todos os smartphones já vêm com a opção de “brilho automático”, mas isso não significa que ele se adequa perfeitamente aos ambientes e controle o uso da bateria para iluminar ou escurecer a tela. Então, o ideal é deixar manual e controlar você mesma para não deixar a bateria morrer.

5. Manter muitos apps abertos ao mesmo tempo

Há quem diga que, para os usuários de iOS (iPhone), essa falácia não altera no uso da bateria. Porém, para quem tem Android, os apps abertos em segundo plano consomem muita bateria para continuarem rodando.

6. Deixar a localização por GPS sempre ligada

Aplicativos de trânsito precisam da localização, mas, se você não os estiver usando, prefira deixar a localização desligada. Assim, você compartilha menos informações pessoais e também não gasta sua bateria.

7. Esquecer de atualizar seus aplicativos (e sistema operacional)

Requer um tempo e, para não comer toda sua internet, um Wi-Fi, só que ajuda a não arruinar a vida útil da bateria. Algumas atualizações têm correções que podem alterar o consumo da bateria – e, por consequência, reduzi-lo.

8. Ficar com o Bluetooth ligado o tempo todo

Bem como Wi-Fi e dados 3g e 4G, quando o celular fica buscando sinal, isso consome muita bateria. Se for viajar e não tiver sinal, deixe-o em Modo Avião para economizar.

9. Carregar a noite inteira

Esse é aquele pecado que todo mundo comete, sem exceção! O ideal é fazer recargas mais curtas quando, por exemplo, a bateria estiver entre 20 e 80%. E nem ultrapassar o período limite de 8 a 10 horas.

10. Zerar a bateria

Quando o celular “morre”, isso piora a vida útil da bateria. Até porque, ela será consumida muito mais para religar enquanto você recarrega. E nada de carregar no computador, em?

11. Ficar utilizando o celular enquanto ele carrega

Você, provavelmente, já percebeu que isso faz com que ele demore mais para carregar. O problema é que ficar usando enquanto ele está na tomada aumenta a temperatura – e acima dos 40 ºC, a vida útil vai para o espaço.

12. “Esquentar” o celular no sol

Pelo mesmo motivo de utilizá-lo enquanto carrega e usar USB do computador, deixar o celular exposto ao sol quando está muito calor aumenta a temperatura dele.

13. Tela: a maior ladra de bateria do smartphone

Pouca gente percebe o quanto a tela do celular pode “roubar” a bateria, porém, dá para controlar esse drama. Além do brilho, se tiver um Android, configure a Luz de Fundo da tela.

14. Não usar Wi-Fi

Exceto no caso de não ter um Wi-Fi, sempre que puder deixe seu celular conectado na rede e desligue os dados do celular. Isso consome menos bateria (e internet!) do que deixar os dois ligados ou só usar os dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui