A missão chinesa que enviou três astronautas para a nova estação espacial Tianhe foi bem-sucedida. A tripulação chegou ao destino cerca de sete horas após o voo no Centro de Lançamento de Satélites de Juquian, no deserto de Gobi. O foguete Longa Marcha 2F decolou às 9h22 do horário local (22h22 no horário de Brasília). A missão tripulada foi a mais longa já feita pelo país.
A identidade do trio que estaria na nave Shenzhou-12 apenas foi revelada um dia antes da viagem, na quarta-feira. Dois deles já tiveram experiências no espaço. Nie Haisheng, de 56 anos, é o capitão e já participou de dois voos anteriores, incluindo uma visita de 15 dias ao protótipo da estação espacial Tiangong-1 em 2013. Seus companheiros são Liu Boming, de 54 anos, e Tang Hongbo, 45, integrantes da Força Aérea. Liu participou de uma missão em 2008.
O principal objetivo da equipe é completar a instalação de equipamentos necessários para o pleno funcionamento da nova estação enviada ao espaço em 29 de abril. Após a chegada da nave Shenzhou, Tianhe agora é formada por um complexo de três módulos, que inclui a nave de carga Tianzhou-2, que chegou ao local em 30 de maio.