Algumas regiões brasileiras podem registrar o fenômeno da chuva preta neste final de semana. O evento acontece quando partículas de fumaça e poluentes vão para a atmosfera, e ao se misturarem com gotas de chuva, geram uma coloração diferenciada.
Com o avanço de uma frente fria no Brasil, o fenômeno pode acontecer em partes do Sul e Sudeste, visto que há uma larga escala de fuligem na atmosfera, ocasionada pelos incêndios florestais que atingem o país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o fenômeno deve atingir, principalmente, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podendo se estender para outros locais ao avançar para o sul do Mato Grosso do Sul e o Sudeste do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro).
Para os próximos dias, há previsão de chuva para o sul do país, que pode se deslocar para o estado de São Paulo e o extremo sul da região Centro-Oeste. Ainda, a área central brasileira terá altas temperaturas e clima seco, de acordo com o instituto.
A chuva, no entanto, deve dar uma trégua na região sul entre o sábado (14) e o domingo (15). Após isso, a frente fria irá se deslocar para São Paulo e outras regiões do sudeste. Em outros locais do Brasil, o tempo deve ser quente e seco.