O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou no sábado (28.set.2024) que Belém (PA) terá um show do Coldplay antes da COP30 em 2025. Conforme havia mostrado o Poder360, o governo do Estado negociava uma edição do festival Global Citizen antes do evento climático.
“Está confirmado! É com muita alegria que recebemos a notícia de que o festival Global Citizen de 2025 será em Belém. Esperamos a banda Coldplay na nossa cidade. Nos vemos lá!”, escreveu o ministro em seu perfil no Instagram.
O governo do Estado do Pará negociou para levar uma edição do festival da ONG Global Citizen para Belém pouco antes da COP30, evento climático da ONU (Organização das Nações Unidas), a ser realizado em 2025 na capital paraense.
Chris Martin, vocalista do Coldplay, é um dos líderes globais da ONG. A ideia seria realizar o festival na capital do Pará de 15 a 20 dias antes da COP30 efetivamente. Os outros artistas que irão participar do festival devem ser anunciados em 17 de novembro de 2024.
O festival não deve ser o único evento preparatório de Belém para a COP30. Haverá agendas de debates sobre os temas abordados pela conferência e apresentações artísticas. A intenção seria preparar a cidade para receber grandes públicos e treinar a logística de grandes eventos antes do encontro global do clima.
Há dúvidas sobre a capacidade de hospedagem e de infraestrutura da cidade para isso, que corre contra o tempo para terminar as obras a tempo da COP.
LULA, JANJA E COLDPLAY
Em junho de 2023, a primeira-dama Janja da Silva gravou um vídeo em Belém do Pará para o cantor Chris Martin. Na gravação, ela lembra Martin sobre o compromisso firmado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de cantar na conferência internacional do clima se o Brasil fosse confirmado como sede.
O evento será em novembro de 2025, mas na época ainda não havia sido confirmado pela ONU.
“A gente vai estar esperando por vocês aqui. O Brasil vai ficar muito feliz de sediar esse evento, vai ser lindo. Vocês vão poder conhecer a Amazônia e a população que mora aqui de pertinho. A gente vai estar esperando vocês. Grande beijo”, falou.
A relação de Janja e do presidente Lula com a banda inglesa é próxima. O grupo é engajado em temas ambientais. Em março de 2023, por exemplo, o casal esteve com o vocalista do Coldplay, Chris Martin, e com representantes da ONG Global Citizen.
Na ocasião, Lula ganhou um violão autografado pelos integrantes da banda. De acordo com publicações nas redes sociais de Lula, eles conversaram sobre o meio ambiente, proteção da Amazônia, combate à fome e sustentabilidade.
Mais tarde naquele ano, em junho, Lula foi convidado e discursou no Festival Power Our Planet, promovido pela Global Citizen e realizado no Campo de Marte, em Paris, na França. Segundo o petista, o convite foi feito pelo próprio músico inglês.
Em seu discurso, o chefe do Executivo disse que os países ricos precisam pagar “dívida histórica” por poluir o planeta. Para uma plateia internacional, o petista elogiou a matriz energética brasileira por ser altamente renovável e convidou o público para conhecer a Amazônia durante a COP30, que será em Belém (PA), em 2025.
Na versão de Paris do evento que pode ser levado à capital paraense no próximo ano, cantaram artistas como Lenny Kravitz, Billie Eilish, H.E.R e Jon Batiste.