O diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Michael Brennan, alertou a população da Flórida que a passagem do furacão Milton será catastrófica. E que é necessário ficar em alerta para inundações no interior do estado, onde a água pode subir até 4,5 metros.
Em entrevista à CNN, Brennan destacou, ainda, que a trajetória do furacão é única — fazendo uma linha perpendicular à costa, permitindo o aumento constante do nível da água.
“Cada furacão tem seus próprios desafios e perigos. Mas para a costa leste da Flórida, essa é uma ameaça sem precedentes para a nossa geração”, disse Brennan.
Em uma outra entrevista à emissora pública NPR, o diretor do Centro Nacional de Furacões explicou que as inundações vão causar estragos generalizados na costa leste do estado.
“O dano aos prédios será estrutural, especialmente na ação de ondas destrutivas. Alguns prédios serão varridos completamente. Algumas localidades podem ficar inabitáveis por longos períodos de tempo”, afirmou Brennan.
O que se sabe sobre o furacão Milton rumo à Flórida
O furacão Milton está avançando em direção à Flórida, onde pode ser uma das tempestades mais destrutivas já registradas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Nesta quarta-feira (9), a tempestade manteve sua força e continua um furacão de categoria 5, com ventos de 256 km/h. A previsão, entretanto, é de que enfraqueça para a categoria 4 antes de tocar o solo na Costa Central do Golfo da Flórida na madrugada desta quinta-feira.
As autoridades estão alertando os moradores da Flórida para prestarem atenção aos avisos e permanecerem vigilantes.