Em mais uma campanha temática de cuidados e prevenção às doenças, o governo de Rondônia realizou a abertura da campanha “Dezembro Vermelho”, na segunda-feira (2), dedicada às ações de conscientização e combate à Aids. A cerimônia de abertura aconteceu em Porto Velho, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e entidades parceiras.
Na sexta-feira (30/11), o governo encerrou a campanha “Novembro Azul”, no auditório da Agevisa, com uma agenda voltada para os servidores, com diversas atividades, entre elas uma palestra ministrada pelo urologista Cid Scarpa, sobre saúde sexual masculina e os cuidados que se deve ter para o diagnóstico precoce do câncer da próstata. Entre as atividades foram disponibilizados serviços como cortes de cabelo, cuidados com a pele e sorteio de brindes.
CAMPANHAS TEMÁTICAS
Na segunda-feira, a coordenadora estadual das Hepatites Virais e representante da Agevisa no evento, Francilene Alves Miranda, falou sobre a importância das campanhas temáticas para o fortalecimento das ações institucionais. Ela citou o “Julho Amarelo”, voltado para a eliminação das hepatites virais B e C, e também da recente campanha “Outubro Verde”, de combate à sífilis e sífilis congênita.
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou os investimentos realizados em ações para promover o acolhimento e ampliar a rede de atendimento à população. O governo do estado fortaleceu a rede do Serviço de Assistência Especializada (SAE) existente e implantou novos serviços em Jaru e São Francisco. No próximo ano, o próximo município a ser atendido será Ouro Preto do Oeste.