A Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para prevenir entupimentos e alagamentos.
A Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para prevenir entupimentos e alagamentos.

Para combater os alagamentos causados pelo entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou a instalação de grades de ferro nas bocas de lobo. O objetivo é impedir que materiais como garrafas PET, sacolas plásticas e copos descartáveis sejam arrastados pelas chuvas e obstruam a rede de drenagem.

“Identificamos que 90% das bocas de lobo estão danificadas ou sem grades, o que contribui para o acúmulo de lixo e, consequentemente, para os alagamentos e transtornos à população”, destacou Giovanni Marini, secretário da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb). Segundo Marini, a prefeitura está priorizando a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem por meio da Operação Cidade Limpa.

Paralelamente, a Semusb está realizando um levantamento detalhado sobre as dimensões das grades a serem instaladas. O projeto busca adequar as caixas coletoras, que variam de formato entre as áreas da cidade. “No centro histórico, por exemplo, as bocas de lobo são retangulares. Em outras regiões, são quadradas e fora do padrão”, explicou Marini. As novas grades serão fixadas para dificultar furtos e atos de vandalismo.

A expectativa é que as primeiras grades sejam instaladas a partir de fevereiro. Enquanto isso, a prefeitura intensifica a limpeza urbana, priorizando pontos críticos. Em média, de dez a 15 caixas coletoras são desobstruídas diariamente. Mais de 8 mil toneladas de lixo e entulho já foram removidas, mostrando o compromisso da prefeitura com a melhoria da infraestrutura da cidade.