A obesidade é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Frequentemente, ela vem acompanhada por transtornos de saúde mental. Entre esses problemas, destaca-se a depressão, o transtorno mental mais comum entre indivíduos obesos, segundo especialistas.

Por que obesidade e depressão estão relacionadas?

Em primeiro lugar, exclusão social, bullying e sentimentos constantes de inadequação explicam essa ligação. “Essas situações ocorrem frequentemente devido à exclusão social, gerando a sensação de inadequação na pessoa com obesidade”, afirma Andrea Levy, psicóloga especializada no tratamento da obesidade.

Ademais, Adriano Segal, chefe da Psiquiatria do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, reforça que o preconceito está presente até em pequenos detalhes do cotidiano. “Se você vai a um restaurante, por exemplo, não há mobília adequada às pessoas obesas. Muitos consultórios médicos também não possuem mobílias apropriadas. Essa exclusão aparece claramente em situações cotidianas”, ressalta.

Benefícios do tratamento multidisciplinar

Especialistas destacam que tratar obesidade e depressão ao mesmo tempo é fundamental. Um tratamento multidisciplinar aborda não apenas sintomas físicos, mas também as causas emocionais e psicológicas das duas condições.

“A obesidade tem causas e consequências que também favorecem o surgimento de problemas mentais. Entre elas, estão alterações no ciclo do sono, distúrbios imunológicos, estados inflamatórios e mudanças na microbiota intestinal”, explica Segal.

A importância da conscientização e do combate ao preconceito

Além disso, Andrea Levy ressalta que conscientizar a sociedade e combater o preconceito contra pessoas com obesidade são passos essenciais para reduzir os transtornos mentais nessa população.

Saiba mais sobre obesidade e depressão

Andrea Levy e Adriano Segal discutem detalhadamente sobre os cuidados necessários com a saúde mental de pessoas obesas no programa CNN Sinais Vitais. O programa é apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil e será transmitido neste sábado (29), às 19h30, na CNN Brasil.