Aulão Preparatório para o Enem 2025 tem início com alunos da capital
Aulão Preparatório para o Enem 2025 tem início com alunos da capital

O Governo de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (24), o 1º Aulão Preparatório para o Enem 2025, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento contou com a participação de 1.200 estudantes do 3º ano do ensino médio, oriundos de 11 escolas estaduais da capital, e marcou o início do calendário de aulões promovidos pelo projeto “Trilhando Rumo ao Enem”, implantado em 2019.

Evento marca início do projeto Trilhando Rumo ao Enem 2025

A programação teve início às 13h com uma atividade motivacional, seguida por aulas nas disciplinas de linguagens e matemática, ministradas por docentes da plataforma Revisão Enem. Ao todo, seis edições do Aulão Preparatório estão previstas para Porto Velho em 2025 — três no primeiro semestre e três no segundo.

Escolas participantes do 1º Aulão do Enem 2025 em Porto Velho

Participaram do primeiro aulão os estudantes das seguintes escolas:

  • EEEFM Professor João Bento da Costa

  • EEEM Major Guapindaia

  • EEEFM Barão dos Solimões

  • Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM I)

  • EEEFM Murilo Braga

  • EEEFM Risoleta Neves

  • IEE Carmela Dutra

  • EEEFM Estudo e Trabalho

  • EEEFM Professor Orlando Freire

  • EEEFM Professor Eduardo Lima e Silva

  • EEEFM Mariana

Governo vai levar o Aulão para o interior de Rondônia

Além da capital, o projeto será ampliado para o interior do estado, por meio das superintendências regionais de educação (Supers). A meta é garantir que todos os alunos da rede estadual tenham acesso a oportunidades de preparação para o Enem 2025.

Investimento no futuro dos estudantes de Rondônia

O governo estadual destinou R$ 164.230,00 para a realização dos aulões ao longo de 2025. Os recursos serão aplicados na aquisição de materiais didáticos, consumo e apoio gráfico, fortalecendo a infraestrutura das atividades educacionais.

Autoridades destacam o compromisso com a educação

Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso com o futuro dos jovens rondoniense.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior com uma preparação sólida e gratuita”, afirmou.

A secretária de Educação, Ana Pacini, também comentou:

“A cada ano, ampliamos a estrutura do ‘Trilhando Rumo ao Enem’. Nossa missão é democratizar o acesso às melhores oportunidades.”

Equidade educacional como prioridade

Atualmente, Rondônia possui 71.112 alunos matriculados no ensino médio, sendo 21.455 em Porto Velho. Com ações como essa, o governo fortalece a equidade educacional e oferece suporte essencial para que os jovens ingressem no ensino superior.