Lisboa registra paralisação de trens e semáforos após apagão
Lisboa registra paralisação de trens e semáforos após apagão

Um apagão de energia e telefonia afetou Portugal e outras partes da Europa na manhã desta segunda-feira (28/04). Jornais portugueses descrevem um cenário de caos: as chamadas de celular deixaram de funcionar, permanecendo ativas apenas pela rede fixa.

Circulação de trens e semáforos foi interrompida em Lisboa

O transporte público também sofreu impactos significativos. A circulação de trens em Lisboa foi interrompida, e passageiros precisaram evacuar estações, conforme relatado pelo jornal “Público”. Além disso, diversos semáforos na capital portuguesa pararam de funcionar, agravando o trânsito local.

Relatos de apagão também em outros países da Europa

Além de Portugal, há registros de interrupções semelhantes na Espanha, Alemanha, Bélgica, França e Itália. Em muitos desses locais, o fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicações foram afetados simultaneamente.

Autoridades investigam causas e não descartam ciberataque

De acordo com a Rede Elétrica da Espanha, “os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após a falha no sistema peninsular”. A companhia ainda informou que “as causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”. Investigações iniciais consideram a possibilidade de um ciberataque como uma das causas do apagão generalizado.