Amazonas concentra 95% do número de indígenas com coronavírus no Brasil, aponta Sesai

Capital amazonense acumula 12 casos e ultrapassou região de Alto Solimões, que tem 8. Duas mortes já foram confirmadas no Amazonas em decorrência da doença, segundo o governo.

0
435

O número de casos de indígenas infectados no Brasil com o novo coronavírus chegou a 23, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na quarta-feira (15). O Amazonas concentra 95% dos pacientes. Dos 22 no estado, são 12 casos em Manaus, oito no Alto Rio Solimões, um no município de Parintins e um na região Médio Riu Purus.

Até o momento, três mortes de três etnias diferentes (kokama, tikuna e ianomâmi) foram confirmadas em decorrência da Covid-19, sendo duas no estado. O terceiro óbito ocorreu no Yanomami (1), localizado em Roraima. Há ainda 23 casos suspeitos que aguardam confirmação de exames.

Segundo as informações do boletim, que são obtidas junto a cada um dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), Manaus registrava seis casos no início da semana e, agora com 12, ultrapassou a região de Alto Solimões, que tem oito casos confirmados. O Amazonas tinha até a manhã desta sexta-feira (16), 1.719 casos e 124 mortes por Covid-19.

Os números da Sesai mais atualizados sobre indígenas ainda não haviam sido repassados para a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) até a manhã desta quinta-feira.

No dia 9 de abril, o governo identificou a primeira morte de índio no estado. Um Kokama de 44 anos, sem histórico algum de comorbidade. Neste sábado (11) foi confirmada a segunda morte: um índio de 78 anos. Todos moradores da região do Alto Solimões, no Sudoeste do Amazonas.

Nesta quarta-feira (15), o Amazonas registrou 16 novas mortes em 24 horas e o número de óbitos pelo novo coronavírus chegou a 106 no estado. No mesmo período, foram confirmados 70 novos casos da doença, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (15), pela FVS-AM. O número total de casos confirmados no Estado chegou a 1.554.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui