Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil ainda podem ter chuva forte

0
663

Nuvens carregadas das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical provocam chuva forte em vários locais da costa norte do Brasil, entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.

Uma frente fria avançou até o litoral da Bahia e do Espírito Santo e ajuda a formar nuvens de chuva em várias áreas dos demais estados do Sudeste. 

Uma massa de ar seco já predomina no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul diminuindo  a nebulosidade  e as condições para chuva. Este ar seco avança para São Paulo.

Previsão do tempo para o Brasil para 28/04/2023 – sexta-feira

Região Sul

Uma massa de ar seco e frio predomina sobre o Sul do Brasil e deixa o tempo firme. O sol predomina o dia todo em praticamente toda a Região. Tem previsão de chuva garoa no litoral do Paraná.

A umidade permanece alta no leste do Paraná e por isso muitas nuvens continuam sobre a Grande Curitiba, mas o sol aparece fraco. 

Há possibilidade de geada ao amanhecer nas áreas mais elevadas da serra catarinense e gaúcha

Na madrugada desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 4,8°C em São Joaquim (SC), 5,1°C em General Carneiro (PR), 5,8°C em Caçador (SC), 6,2°C em São José dos Ausentes (RS) e 6,8°C em Cambará do Sul (RS). O Epagri/Ciram registrou 1,6°C em Urupema/Parque Exposição, na parte mais elevada da serra catarinense.

Região Sudeste

Uma frente fria chega ao litoral norte do Espírito Santo e áreas de instabilidade ainda se formam sobre a Região Sudeste.

Não chove na divisa de Minas Gerais com a Bahia. As demais áreas de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo têm e no extremo norte de São Paulo, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.No centro-sul do Espírito Santo, no estado do Rio De Janeiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, o sol aparece entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Dia nublado e com chuviscos no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista. Na maioria das áreas do estado de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove.

Região Centro-Oeste

O ar quente e ainda úmido predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Toda a região tem sol forte e calor, mas algumas pancadas de chuva ocorrem à tarde e em parte da noite em Goiás (exceto no norte do estado), no Distrito Federal e em Mato Grosso. A chuva que ocorrer será em pequenas áreas e de curta redação. 

O sol predomina o dia todo e não chove em Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade deixam quase todo o Nordeste com muitas nuvens e condições para chuva.

O sol predomina o dia todo apenas no oeste, centro, sul e leste da Bahia. O Maranhão, Piauí, o Ceará, o sertão da Paraíba e do Pernambuco, o centro-oeste do Rio Grande do Norte e o extremo norte da Bahia  têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte

Região Norte

Áreas de instabilidade atuam sobre quase toda a Região Norte, com a grande disponibilidade de calor e de umidade. A maioria das áreas da Região têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes. 

A chuva é mais volumosa na faixa norte do Pará, em Roraima e no Amapá.

Tempo seco, com sol o dia em quase todo Tocantins. Pancadas de chuva ocorrem no norte  do estado.

Alertas meteorológicos para 28/04/2023 – sexta-feira

Atenção para chuva moderada a forte nesta sexta-feira nas capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus

Alerta para temporais no litoral do Amapá, na região da ilha de Marajó e de Tucuruí (Pará), oeste do Acre, sudoeste do Amazonas, no centro-norte do Piauí, Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, no sertão da Paraíba e de Pernambuco, no Vale do Rio Doce e centro-sul do Espírito Santo 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no estado do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, norte da Bahia, centro-sul do Piauí, no  Maranhão (exceto no sul do estado), centro e norte do Pará, interior do Amapá, Roraima,no centro, norte e oeste Amazonas, centro-leste do Acre

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste da Bahia, extremo noroeste de Minas Gerais e na região da Chapada dos Veadeiros (GO)